Desafio
Para sua quinta edição, a equipe da Olimpíada de História nos pediu ajuda com um programa de formação de professores. Seria elaborado um conteúdo didático específico, e haveria um grupo que acompanharia o andamento do curso em si. À Preface, coube criar a plataforma virtual onde essas atividades se realizariam.
Solução
Criamos uma nova área dentro do site da Olimpíada. Nela, dois ambientes: um, serve para que os professores tenham acesso ao programa de estudos e possam, ao final do curso, realizar o trabalho prático – um plano de aula. Outro, permite aos professores interagir entre si e com os supervisores do curso.
O curso on-line é dividido em três partes principais. Na primeira, o material didático propriamente, com vídeos, textos e imagens.
Na segunda, o aluno pode entrar em contato tanto com seu tutor, via mensagens privadas, quanto com outros alunos, através do fórum.
A terceira parte é uma plataforma onde os alunos criam planos de aula a partir dos conteúdos que aprenderam no curso. Esses planos são avaliados por uma equipe de tutores, e ao final do curso os melhores são disponibilizados publicamente.
Na segunda edição, um cartaz foi enviado às escolas, avisando aos professores sobre o curso.