Desafio
A Olimpíada enfrenta um desafio anual: criar um projeto gráfico que caracterize a edição vigente e seja, ao mesmo, compatível com a identidade visual do evento e de aplicação flexível em todas as peças gráficas e digitais utilizadas em suas diferentes etapas.
Solução
Desde a sétima edição da Olimpíada, a Preface participa intensamente da produção das peças de divulgação, aplicando o projeto gráfico com coerência em todas as suas etapas: os padrões abstratos criados para o cartaz de divulgação foram usados, também, em coordenação com ilustrações figurativas nas aplicações gráficas e publicações para redes de sociais.
Cartaz para inscrições. De algumas edições para cada, a divulgação desta peça é primordialmente através do Facebook, Instagram e outras redes sociais, mas há ainda uma tiragem considerável que todo ano se envia por correio às escolas.
Camisetas dos participantes, equipe da apoio...
...elaboradores de prova e, por fim, “Eu fui”, uma camiseta posta à venda na final.
O kit entregue para cada aluno e professor orientador finalista vinha numa bolsa de algodão cru.
Nas semanas anteriores à final, foram espalhadas grandes faixas por Barão Geraldo, distrito onde é realizada a prova.
Um pequeno kit foi enviado a membros da imprensa, sobre o qual ia o seguinte cartão:
Como em um vestibular, havia um controle bastante rígido sobre a distribuição das provas impressas a se aplicar na final presencial. Os envelopes que as levavam eram lacrados e acompanhavam a seguinte etiqueta:
Crachá de identificação usados, além da camiseta rosa, pelos organizadores durante os eventos finais:
A Fanpage da ONHB no Facebook foi alimentada e gerenciada por Bruna Mozer, assessora de imprensa da Olimpíada. Para ajudá-la com a criação das imagens — ao mesmo tempo em que buscávamos garantir uma maior coerência ao conjunto em sua relação com a marca do evento —, fizemos um template Photoshop que, com algumas instruções simples, pode ser usado para criar as dezenas de imagens postadas antes, durante e após as provas. Abaixo, alguns exemplos, todos criados por Bruna.
Para algumas postagens especiais, fomos chamados pela equipe da ONHB para ajudar:
As 4 imagens abaixo, por exemplo, foram postadas perto da final presencial, e remetem à (então) moda da caça aos Pokémons ao mesmo tempo em que mostram fotos da Unicamp, onde ocorre a prova.