Desafio
SaaSFest é um encontro norte-americano de profissionais do ramo denominado “software enquanto serviço”, ou simplesmente SaaS (sigla para “software as a service”). Quando nos chamou para criar o logo e as peças impressas, o cliente tinha uma ideia provocativa: usar a homofonia entre a sigla e a palavra “sass”, “atrevimento” em inglês. A identidade deveria, portanto, quebrar o estigma “careta” que paira sobre esse tipo de evento.
Solução
O símbolo criado entendeu e expandiu o duplo sentido da proposta: ele ora mostra um gráfico indicando crescimento, ora um sorriso. Pois se o evento serve em parte para ajudar empreendedores a otimizar seus negócios SaaS, não poderíamos nos esquecer de seu caráter de “encontro”, diálogo, descontração. Assim, todo o conjunto de ilustrações mantém o tom leve, fazendo do ambiente de trabalho um criativo happy hour.
Símbolo gráfico e logotipo, mantendo a seriedade com muito bom humor:
O amistoso crachá:
O cartão postal com a programação do evento “sassy”:
O conjunto de ilustrações espirituosas, usadas nas camisetas: